Coworking ao redor do mundo.

Aumento da produtividade e do networking. Esses foram os principais benefícios do Coworking, apontados pela segunda Global Coworking Survey. A pesquisa foi realizada pela revista online Deskmag, especializada no assunto. Mais de 1500 profissionais de 52 países responderam ao estudo realizado entre outubro e novembro de 2011.

A pesquisa revelou que para os coworkers, a comunidade formada no espaço de trabalho coletivo é o que mais os estimula a compartilhar o escritório. Entre os profissionais que responderam à pesquisa, 92% disseram que seu círculo social havia crescido muito. Para outros 80%, o networking também aumentou.

O contato com outros profissionais mudou a rotina de 86% dos coworkers, que afirmaram se sentir menos isolados no escritório coletivo. E eles confiam nos colegas de cowork: 83% se sentem à vontade em deixar laptop e celulares sobre a mesa enquanto não estão por perto.

Para 81% dos profissionais, o mais bacana do escritório coletivo são os colegas. Já para 61%, o destaque é a localização. Entre eles, 46% também apontou o preço como  um fator importante.

Ser um Coworker

E afinal, qual é o perfil do coworker? Estes profissionais têm em torno de 34 anos de idade, e a maioria são homens. Três em cada quatro deles têm curso superior e um terço ganha acima da média geral de salários de cada país pesquisado.

Além disso, para 38%, migrar para um espaço de cowork resultou em aumento direto na própria renda. Isto pode ser reflexo do aumento na produtividade com o uso do escritório coletivo, apontado por 75% deles.

Perfil do Coworker

Infográfico Perfil do Coworker

 Nômades por natureza

E de onde eles vieram? Bom, segundo a pesquisa, mais da metade dos profissionais que hoje compartilham um escritório, 58%, vieram do seu próprio home office. Outros 22% são funcionários que antes trabalhavam nos escritórios da empresa. Apenas 4% dos coworkers costumavam trabalhar em cafeterias e outros locais públicos.

Mesmo assim, os coworkers parecem ser nômades por natureza. Além de utilizar o espaço de cowork, 90% deles revezam a rotina entre o home office, o escritório da empresa ou as cafeterias.

E eles preferem espaços de cowork que estejam próximos de suas casas. Dois em cada três coworkers levam até 20 minutos para chegar ao escritório. Já um em cada quatro demoram apenas 10 minutos.

Confira todos os resultados da segunda Global Cowork Research

Por Annita Velasque

Envie suas dúvidas!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s