Marmita no trabalho!

Sabemos que é difícil conciliar uma boa alimentação com um cotidiano corrido, por isso, resolvemos abordar um assunto que todos conhecemos e amamos: marmitas!

Além de serem opções super econômicas, podem trazer um grande benefício a nossa saúde também, além de reservar um tempinho para curtir a cozinha e experimentar coisas novas. A ideia toda envolve uma vida saudável, receitas diferentes e novas opções que cabem super bem na quentinha nossa de cada dia.

marmita

Encontramos no site Panelinha um montão de dicas super diferentes da Rita Lobo para tirar as marmitas do óbvio! Dá uma olhada:

Fórmula básica

Se você só usar carboidratos, é capaz que fique com fome depois de uma hora; se comer apenas carnes, provavelmente vai se sentir sem energia. Uma boa fórmula é somar um grão e/ou um vegetal a uma proteína; para perfumar, use ervas frescas; e, para temperar, azeite e limão ou vinagre. Mas outros grupos de alimentos podem ser usados: frutas, queijos e até macarrão.

Só para exemplificar:

-Cubos de abóbora japonesa assados com azeite e alecrim + músculo cozido e desfiado + vinagre de vinho tinto (o azeite usado na abóbora já é suficiente para o molho)

-Maçã cortada em quartos e assada com azeite + cevadinha cozida + frango desfiado + salsão fresco picado + raspas e suco de limão

-Macarrão cozido + fatias de cebola douradas no azeite + atum em conserva + folhas de manjericão fresco + vinagre de vinho branco

As possibilidades são infinitas. Legumes, leguminosas, cereais, carnes, frutas, queijos, tudo pode. E a graça é fazer composições, pesquisar casamentos de sabores e anotar tudo à medida que dá certo!

Frango para salada

Sempre que pergunto pelo Twitter o que as pessoas comeram no almoço, mais de metade das respostas inclui frango. Então, acho que explicar o preparo de um peito para salada pode ser bem útil. Na minha experiência, a maneira mais saudável e saborosa de prepará-lo é assim: em um recipiente, coloque 1 peito inteiro de frango, com pele e osso, e regue com suco de 1 laranja e ¼ de xícara de vinho branco ou ainda de vinagre de vinho branco; amasse um dente de alho com 1 colher (chá) de sal e espalhe no frango; cubra o recipiente com papel-alumínio. Leve ao forno preaquecido a 180 oC para assar por 40 minutos; retire o frango e deixe esfriar. Reserve um pouco do líquido que ficou na assadeira para temperar a salada. Desfie e use em preparações frias. Absolutamente multiuso.

Algumas receitas

Claro que você pode usar como base algumas receitas aqui do site, mas não se prenda a elas. Isso porque as saladas não são pensadas para marmitas, e sim para compor uma refeição. O ideal é você ir criando as suas receitas. E mais: variando bem, a sua alimentação fica mais saudável e saborosa.

As saladas podem ser de grãos, como a de cereais, a de cevada, a de cuscuz marroquino, a de lentilha, a de soja, a de grão-de-bico ou a de quinoa. Use todas elas como base para as suas criações!

Lembre-se de que incluir carnes também é uma ótima ideia, como na salada de cevada com músculo, que é divina. Ou use peixes, como na salada de feijão-branco com salmão. Vale lembrar que macarrão também vai muito bem, e a versão caprese fria fica uma delícia.

Equipamento

Um último detalhe para que a sua marmita fique realmente phyna: dentro de uma bolsa térmica fofa, coloque uma barrinha de gelo reutilizável (é de plástico com gel dentro); leve uma garrafinha de vidro com suco natural, um bowl lindo de morrer com a salada do dia (coberto com filme, claro) e mais alguma fruta para sobremesa. Pronto. Ah!, não podemos nos esquecer dos talheres e do guardanapo de pano, que além de fino é mais correto ecologicamente que o de papel. O seu corpo vai agradecer não precisar comer fora todo santo dia, e o seu bolso também.

E aí, querem saber mais sobre a marmita perfeita? Confiram tudo aqui.

Fonte: Panelinha

Envie suas dúvidas!