22 de Abril: Dia da Terra

Pra quem não sabe, o Dia da Terra foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2009, para marcar a responsabilidade coletiva e promover a harmonia com a natureza e a Terra e alcançar um balanço entre economia, sociedade e ambiente.

Contudo, a história dessa comemoração é bem mais antiga. O primeiro Dia Nacional da Terra ocorreu em meio ao movimento hippie americano, em 1970. Se por um lado a música e os jovens eram engajados, de outro os americanos viviam com seus carros com motor V8 e a indústria despejando produtos poluidores com pouco medo de represálias legais.

No dia 22 de abril, 20 milhões de pessoas nos Estados Unidos saíram às ruas para protestar em favor de um planeta mais saudável e sustentável. Milhares de escolas e universidades organizaram manifestações contra a deterioração do ambiente e engrossaram os grupos ambientalistas. Foi um raro momento que juntou até mesmo os eternos rivais democratas e republicanos.

terra2

No Brasil, apesar do surgimento de novas lideranças ambientais e dos crescentes movimentos a favor do meio ambiente, a coisa não anda lá muito limpa. Nosso país  produz mais de 228,4 mil toneladas de lixo por dia – mais da metade desse contingente vem do chamado lixo domiciliar. Para piorar, apenas 2% do lixo produzido nas residências e indústria são reciclados.

Mas sempre é tempo de mudar hábitos e colaborar para a redução dos impactos ambientais no planeta. Caso não haja coleta seletiva em seu bairro, procure cooperativas ou instituições de apoio. A rede se supermercados Pão de Açúcar realiza a coleta em suas lojas.

E se na hora da separação você fica em dúvida sobre quais resíduos são recicláveis, confira a imagem a seguir:

terra3

Envie suas dúvidas!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s