Dicas para a boa convivência no seu espaço de Coworking.

link2u
Respeito às regras e aos colegas garante uma experiência positiva no Coworking

O Wikipedia define coworking como “um grupo de pessoas que trabalham de forma independente, ao mesmo tempo em que se interessam pela sinergia que pode surgir da convivência com profissionais afins em um mesmo ambiente”.

Parece super legal, não é? Mas, pergunte a qualquer um que já tenha passado por um escritório coletivo – mesmo que por pouco tempo – e você vai descobrir que o coworking tem também diversos desafios.

Por exemplo: será que fazer um conference call no espaço comum do escritório é legal, ou vou incomodar? Devo avisar que acabaram os guardanapos, ou eu mesmo posso trocar o refil?

Essas e outras tantas perguntas são difíceis de responder, e a resposta varia de ambiente para ambiente. Mesmo assim, usamos as questões mais comuns de convivência em coworking para uma enquete com várias pessoas.

A partir delas, conseguimos extrair seis dicas para ajudar os coworkers a se sentirem mais à vontade no espaço de trabalho coletivo. Aí vão elas:

1. Curta o barulho

Entenda que tolerância ao barulho vai deixar a sua vida bem mais fácil. Por exemplo, uma vez eu estava testando um espaço novo, e precisei fazer uma ligação via Skype. Preocupado, me sentei no cantinho afastado e quase sussurrei durante toda a ligação, para não incomodar os outros colegas. Depois que terminei, um coworker chegou para mim rindo e disse: “Calma, isso aqui não é uma biblioteca”.

Foi então que comecei a prestar mais atenção ao ambiente, e percebi que todos conversavam livremente entre si – sem sussurrar.

Os donos de espaços de coworking trabalham duro para criar um certo tipo de ambiente, que pode incluir ou não silêncio ao estilo biblioteca. O importante é sempre estar atento ao nível natural de barulho do espaço, e principalmente perguntar as regras do escritório antes de se instalar.

2. Se vire

A maioria dos espaços de coworking valoriza a colaboração e o debate de ideias, mas também esperam que você se vire e seja auto-suficiente dentro do escritório.

Isso significa que você deve, sempre que possível, descubrir as soluções para certos problemas sozinho, antes de sair perguntando para os outros coworkers. Por exemplo, qual é a senha para a internet wifi? Dê uma olhada em volta, e com certeza vai achar um aviso em algum lugar.

3. Fique atento aos horários

Muitos espaços de coworking tem horários específicos de funcionamento, e alguns inclusive servem como espaços para eventos no horário livre do escritório. Informe-se sobre esses detalhes e preste atenção para não atrapalhar essa rotina fazendo serões ou trabalhando até mais tarde. Ninguém deve sentir que deve te pedir para sair.

4. Seja simpático

Mesmo que às vezes você simplesmente precise ficar na sua e aturar o próprio mau-humor, lembre-se que o coworking é um espaço colaborativo. Então, gaste um pouco do seu tempo se apresentando para os outros profissionais, e participando de happy hours ou eventos organizados pelo escritório.

A melhor parte dessas atividades é justamente aproveitar o espaço para fazer networking. Comunidades de coworking são excelentes fontes de informação, conhecimento, habilidades e ideias. Por isso, é comum que ao procurar conhecer os outros coworkers, vocês encontrem formas de se ajudar mutuamente.

Apenas lembre-se de ajudar sem expectativas de receber favores em troca. Acredite, esses favores vão voltar para você de qualquer forma, e você conhecerá muita gente interessante pelo caminho.

5. Espalhe a novidade

Muitos espaços de coworking ganham novos clientes quase que exclusivamente pelo boca-a-boca. Então, se você teve uma boa experiência, espalhe a novidade para os seus amigos e colegas.

Mesmo que recomendar o espaço possa parecer muito trabalhoso, esforços pequenos também contam. Faça o check-in no Foursquare, siga o espaço no Facebook e no Twitter. E, se estiver se sentindo artístico de vez em quando, tire fotos com o Instagram.

6. Boas maneiras à mesa

Se existe uma regra que deveria ser válida para todo e qualquer espaço de coworking, é essa: a cozinha é sagrada, não faça bagunça.

Muitos coworkings oferecem café, chá e água de graça; outros, até vinho e cerveja no fim do expediente; e outros ainda contam com lanchinhos para matar a fome do meio do dia. Mas só coma o que estiver especificamente assinalado como comida e bebida de todos, e não se aventure por nenhum outro alimento, a não ser que você mesmo tenha trazido. Afinal, comer o lanche dos outros não vai exatamente fazer de você o cara mais popular do coworking.

Para terminar, nem todos os espaços de coworking são criados da mesma forma, mas com essas dicas na cabeça você com certeza vai tirar o melhor proveito possível da experiência.

E, acima de tudo, bons coworkers devem sempre saber as regras da casa. Se você curte e respeita os seus colegas de coworking, com certeza terá uma estadia incrível.

Fonte The Daily Muse

Texto Liz Presson

 

Envie suas dúvidas!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s